Como usar dados da sua base de clientes para gerar novas vendas

Tempo de leitura: 3 min.

Sua concessionária precisa usar sua base de clientes para gerar oportunidades de vendas. Você tem as ferramentas corretas para isso?

Nesse blog nós sempre falamos da importância de sua base de clientes para o funcionamento de sua concessionária. Os gastos com o fluxo de oportunidades acaba ficando inviável, ainda mais se existe uma oportunidade de encontrar leads que são não só mais baratos, mas também mais fáceis de vender.

Sua concessionária precisa usar sua base de clientes para vender, para gerar novas oportunidades. Precisa trabalhar seu pós-venda para encontrar meios para que essas vendas aconteçam, e precisa usar seu CRM como parte fundamental desse negócio. Mas como isso deve funcionar? 

Sua concessionária precisa de sua base de clientes

Toda concessionária tem uma base de clientes, com todas as pessoas que compraram dela. Esse registro é fundamental para o funcionamento do negócio. A jornada de venda automotiva conta com isso, que o cliente vai entrar nesse looping de comprar, revisar, fazer manutenção e depois recomprar. 

Por que sua base de clientes é importante na hora de encontrar novas oportunidades? Porque é mais fácil e barato do que encontrar novos leads. Quão fácil? De acordo com o Marketing Blog, a chance de vender para um cliente já existente fica entre 60 e 70%, enquanto para um novo cliente as chances ficam entre 5 e 20%. E o quanto mais barato? Segundo o Harvard Business Review, cinco a vinte e cinco vezes mais barato manter esse cliente antigo.

Então sua base de clientes possui potencial enorme para gerar novos negócios, novas vendas. Você precisa encontrar uma maneira de usar essas oportunidades ao seu favor.

Use pós-venda para reter oportunidades

Já falamos sobre a jornada de venda, que o cliente compra, vai na oficina e depois recompra. Só que isso não acontece magicamente. Infelizmente os clientes não vão bater na sua porta querendo manutenção ou trocar de carro. Quer dizer, eles até podem, mas é melhor você não contar com isso.

O trabalho de pós-venda existe para isso. Você vai nutrir sua base de clientes com envios de revisão programada e promoções e oportunidades de venda, até chegar o horário da troca de veículos. O objetivo é reter oportunidades, quanto mais leads você reter, mais dinheiro vai ganhar. Uma retenção de 5% de clientes pode gerar um aumento de 25% na sua renda, como afirma o The Automotive Partnership.

Seu CRM precisa ser capaz de gerar vendas

Falamos de base de clientes e de pós-venda, de nutrição de oportunidades que já estão no seu cadastro. Agora, como fazer isso, efetivamente? Qual ferramenta sua concessionária precisa para ter controle de sua base e fazer o trabalho de nutrição? Esse trabalho é para o gestor de relacionamento com o cliente, o CRM.

Não adianta sua concessionária trabalhar sem as ferramentas corretas. Usar planilhas para fazer a sua gestão de leads. Uma concessionária é gigante, e precisa das ferramentas mais modernas e capazes de fazer o trabalho, de automatizar processos e acompanhar indicadores. Ou seja, sua concessionária precisa do Syonet CRM.

O Syonet CRM vai usar o potencial do seu banco de dados

O Syonet CRM foi desenvolvido para o mercado automotivo, e acompanha todo o processo de venda e pós-venda de sua concessionária. Ele armazena todas as informações de sua concessionária em um banco de dados único e integra os diferentes setores de seu negócio. Não importa qual o setor, todos compartilham as mesmas informações. 

Só que não é só isso. Sua base de clientes não fica parada. Ela é constantemente avaliada, com automações capazes de gerar novos negócios, nossas revisões e também vendas. O próprio sistema é capaz de investigar e gerar essas oportunidades, enviando mensagens para nutrição e fazendo o autoagendamento, se for o caso.

O seu CRM vai trabalhar para você, gerando novas vendas. E por isso sua concessionária precisa do Syonet CRM!

Agende uma demonstração

Conheça a experiência de ter a mais completa solução automotiva através de uma apresentação guiada.