Para vender, uma concessionária precisa ser capaz de se comunicar com o público. E nada melhor para isso do que o principal aplicativo de mensagens instantâneas do mundo, o WhatsApp. Para ter sucesso, seu negócio precisa não só ter acesso às conversas, mas também ter controle total sobre o aplicativo.
Por que isso é importante? Porque as concessionárias têm processos de vendas claros que dependem do acúmulo de informações, que passam por etapas, passando depois pelo pós-venda até chegar na recompra. Se a sua loja apenas vender, sem dar sequência, ela vai perder dinheiro.
Mas o primeiro passo é entender o WhatsApp.
O WhatsApp como uma ferramenta de comunicação
O WhatsApp é um dos aplicativos mais usados no Brasil e no mundo. Quão mais usado? De acordo com a própria Meta, quase 200 milhões de pessoas usam o aplicativo. Esse dado é relevante, mas mais relevante ainda são os dados que o blog OpinionBox traz, de que 97% dos usuários acessam o aplicativo ao menos uma vez por dia, e 61% acessam várias vezes.
Percebe que esse aplicativo é um canhão, que todas as pessoas online usam com regularidade. É preciso que o seu negócio seja capaz de usá-lo como uma ferramenta de vendas, talvez a principal disponível. Porque para isso é importante que ele possua as ferramentas para vender. Porque se comunicar é fundamental no segmento automotivo e suas práticas de venda.
Comunicação e o processo de venda automotivo
Já falamos que existem diversos ritos que precisam ser seguidos durante uma venda no mercado automotivo. Para concessionárias, nunca se trata apenas de vender um novo. Ela precisa também colocar esse cliente em seu fluxo de pós-venda, encaminhar sugestões de revisões para que o cliente siga conectado e, por fim, fazer a troca por um veículo novo.
Sua concessionária precisa trabalhar na fidelização dos clientes. Pense que é mais fácil e mais barato vender para quem já comprou de você antes. O Marketing Blog afirma que as chances de um novo cliente comprar é de 5 a 20%, enquanto de alguém que já comprou no passado fica entre 60 a 70%.
Como você vai fazer com que essas pessoas sigam comprando de você. Através do CRM.
A necessidade da integração WhatsApp com CRM
Para garantir que esses processos sejam seguidos corretamente, sua concessionária precisa ter todo o controle das conversas que acontecem no WhatsApp. Detalhes das preferências e do cadastro dos clientes, para ser mais fácil fazer o controle e todo o processo de pós-venda.
Ter um WhatsApp próprio da sua concessionária, e melhor ainda, integrado com o CRM, vai garantir que todas as conversas sejam registradas. Que o seu negócio vai ter todo o controle do processo de venda, o que vai facilitar o pós-venda e as negociações futuras. Afinal, as conversas não vão ser com um vendedor específico, mas com a concessionária em si.
E qual é a ferramenta que oferece tudo isso? O WhatsApp Syonet.
O WhatsApp Syonet
A Syonet é uma empresa que trabalha há mais de 20 anos desenvolvendo soluções para o mercado automotivo. Uma dessas soluções é o WhatsApp Syonet, uma API que serve para integrar o WhatsApp de sua concessionária no seu CRM, o Syonet CRM. Todas as conversas acontecem através desta API, permitindo que sua concessionária use um número fixo como referência e que mais de um atendente pode usar ao mesmo tempo.
Isso pode parecer pouco, mas perceba que seu negócio terá controle total sobre as conversas, que ficarão registradas no CRM de maneira automática. Além disso, será possível usar automação e robôs com facilidade durante tanto o atendimento quanto o pós-venda para aumentar suas chances de sucesso.
Conheça o Syonet WhatsApp!
 
  
   
        