Acompanhar o comportamento dos consumidores é uma excelente maneira de construir estratégias efetivas para melhorar seus resultados. Isso é uma verdade em qualquer segmento que trabalha com vendas, o que inclui também o automotivo. Se você sabe quando seu cliente quer comprar um veículo, você sabe o momento certo de oferecer essa compra para ele.
É aí que entra o conhecimento de mercado e de comportamento do público-alvo. Sua concessionária precisa da ferramenta certa, capaz de atingir as pessoas certas na hora certa. Mas mesmo a melhor ferramenta não vai atingir os resultados esperados se quem o opera não souber o que fazer, quando fazer e como fazer. A máquina apenas obedece os comandos solicitados, por melhor que ela seja.
Quando uma pessoa decide trocar um carro?
Essa é uma pergunta difícil de se responder. Cada pessoa tem suas necessidades e anseios. O que podemos fazer é procurar padrões, para termos sucesso maior através da amostragem. Para isso temos pesquisas, como a realizada pela Globo em 2025, que traz alguns dados muito interessantes para o nosso trabalho.
Para começar, é preciso perceber que o comportamento de quem compra um carro novo e um seminovo é diferente. Primeiro, o tempo até a troca: pouco mais de dois anos no caso dos veículos 0km, três anos no usado. Falamos bastante sobre isso no nosso post sobre o que faz as pessoas comprarem um carro em 2025.
Nosso post sobre recompra, em que falamos sobre como sua concessionária deve ter estratégias para captar esse público. Porque ele existe. E você?
Sua concessionária está pronta para receber esses leads?
Cansamos de falar sobre a jornada de compra automotiva, que o cliente passa por revisões programadas até chegar a hora de fazer a troca. Todo esse processo de fidelização é importante para que você seja capaz de aproveitar essas oportunidades. Com a ferramenta certa, vai ser possível captar esses leads.
Porque não, você não vai conseguir fazer esse trabalho se não tiver uma ferramenta para isso. É muita gente e muito trabalho para alguém acompanhar. Você precisa de um CRM.
Seu CRM como um “criador” de oportunidades
O seu gestor de relacionamento com o cliente é chave para o trabalho de captação de leads. Já que estamos falando de recompra, são pessoas que já estão em seu banco de dados. Você tem o contato, tem as informações sobre ela, suas preferências. Você precisa vender para ela!
É aí que entra o seu CRM e sua capacidade de fidelizar, de criar oportunidades para seu atendimento. Você precisa do seu banco de dados, dos leads que ele possui e que ele seja capaz de entender a regra de negócio de uma concessionária. O que isso significa? Que você precisa do Syonet CRM!
Conheça o Syonet CRM
Desenvolvido especialmente para o mercado automotivo, o Syonet CRM é capaz de acompanhar todo o seu processo de venda e pós-venda. Pense que é uma ferramenta responsável por ajudar na venda, depois oferece manutenção preventiva para esse cliente, mantendo-o próximo. E depois entra a hora da troca.
Como o Syonet CRM foi pensado usando a regra de negócios de uma concessionária, ele trabalha usando fluxos automáticos para que o cliente passe pelas etapas sozinho. Ele entra em contato e faz os agendamentos, atualizando o cadastro. O que isso significa? Depois da compra, o cliente retorna para a revisão programada sozinho, sem que ninguém o chame. Mágica? Não, o CRM fez o agendamento.
O mesmo acontece na hora da recompra. Bateu o tempo esperado e o sistema já começa a nutrir essa pessoa, para que ela deseje trocar de carro. É possível que na próxima revisão o sistema avise um de seus vendedores para que aborde o cliente, já com uma proposta boa para ambas as partes.
O Syonet CRM vai trazer oportunidades para a sua concessionária!