Muitas vezes as empresas possuem alguma resistência na hora de mudar sua metodologia de trabalho. Isso não é incomum nas concessionárias, que adotam algumas práticas já ultrapassadas. Um exemplo disso é guardar dados de clientes e leads em planilhas de Excel. Isso é algo que você não deve fazer.
Vamos apresentar aqui 10 motivos para que você não use planilhas de Excel (ou Google Sheets, ou outro programa de planilhas) no seu gerenciamento de leads.
O problema é que, quanto maior o número de pessoas com acesso a uma planilha, mais fácil é dela ser usada de maneira incorreta, com cadastro incompleto ou outro problema.
A tendência é que cada diferente setor de sua concessionária tenha um cadastro com as informações que precisa, enquanto ignore as outras. Com o tempo, essas planilhas diferentes podem ficar desatualizadas, causando confusão sobre o que está certo e o que está errado.
Caso todos da concessionária tenham acesso a todas as planilhas e suas informações, esses dados não estão seguros. São dados que podem ser roubados, ou copiados, com facilidade.
Esses mesmos dados podem inclusive serem perdidos ou adulterados. Seja por má-fé, seja por engano. Esse não é um risco que você pode correr.
Quais informações você precisa ter? O que não é necessário?
Para saber quais as informações necessárias para um bom cadastro, é preciso uma pesquisa muito grande. Todos os setores da concessionária precisam ser pesquisados, para saberem quais são suas necessidades.
Isso demanda tempo e trabalho. Até chegar a uma planilha eficiente, serão necessários vários protótipos e bastante pesquisa.
Quanto maior sua empresa, mais difícil isso se torna.
Como fazer com diferentes lojas? Elas vão ter planilhas diferentes? Vai ser a mesma? Como fazer com que elas não compitam entre si? Como integrar diferentes times?
Falamos anteriormente sobre a dificuldade de gerar uma tabela que fosse ideal para todos os departamentos de sua concessionária. Fazer com que essa mesma tabela seja compartilhada por todos é um trabalho ainda mais complexo.
Para inserir dados relevantes de outras ferramentas, é preciso fazer esse serviço de forma manual.
Dados de ferramentas como Google Analytics, Adwords ou outras, que podem ser muito relevantes para demonstrar os resultados da concessionária. Essas informações precisam, ou ser analisadas na própria ferramenta, ou em tabelas próprias.
Como é impossível integrar os dados da planilha com outras ferramentas, acaba sendo muito difícil também acompanhar o seu lead. É preciso ficar atento, fazendo um acompanhamento para saber quais conteúdos estão sendo abertos, e qual é o resultado final.
Todas essas dificuldades tornam praticamente impossível uma gestão eficiente de leads através de planilha. É quase impossível acompanhar o lead através da jornada de compra. Como nutri-lo com qualidade?
Outro problema gerado pela incapacidade da planilha em ser integrada com outras ferramentas é que você não consegue ter uma visão geral da concessionária. Ou todos os setores são nitidamente separados, ou a gerência vai precisar de um trabalho enorme, e consumindo bastante tempo, para conseguir apresentá-los de maneira viável.
Por exemplo: se o cliente clicou em seu link, você terá que acessar a ferramenta de análise do site (Google Analytics, por exemplo) para descobrir o clique. Caso esse link venha de uma campanha pré-programada, é possível ver na ferramenta, mas depois é preciso trazer esses dados para a planilha.
Todos que trabalham com nutrição de leads sabem que a automação é fundamental. Programar o envio de e-mail marketing para seu público está em várias estratégias de marketing digital. É uma forma de entrar em contato com seu público.
Como as informações dos leads estão todas em planilhas, programar o disparador de e-mail exige um trabalho bastante cuidadoso. A segmentação também se torna um problema, nesses casos. Quanto maior o elemento humano, maiores as chances de acontecer erro.
Quando falamos de trabalhar com planilhas, a grande verdade é que só conseguimos atingir uma parcela do potencial de outras ferramentas. Um CRM bem estruturado consegue fazer tudo que você faz com uma planilha, só que com mais facilidade e em bem menos tempo.
E o que é um CRM? CRM é um software gestor de leads, desenvolvido para ser o suporte de sua empresa em se tratando de relacionamento com o cliente. Ele possui bancos de dados, onde reúne diversas informações sobre sua concessionária e clientes.
São ferramentas que permitem a centralização de informações, com um único banco de dados. Também permitem a integração com outras ferramentas, para que todos os dados estejam em atualizados.
A Syonet possui sua própria ferramenta de CRM, o Syonet CRM, desenvolvido especialmente para concessionárias. Ele é o mais completo do mercado, e oferece um acompanhamento do lead que vai desde a entrada dele até o pós-venda. É o único gerenciador no Brasil que acompanha o usuário até o pós-venda.
Conforme ele vai recebendo material de e-mail, conforme o número de cliques ele vai andando pela jornada de compra. O sistema então, de acordo com a pontuação do lead, encaminha mensagem para o setor de vendas, para entrar em contato e fechar.
Sim, o próprio CRM fica responsável pela automação de e-mails, anota o material que ele abriu. Anúncios clicados, tudo fica registrado. Tudo em um único lugar.
Diferente da planilha, que é complicado otimizar todas para diferentes setores, todas as equipes e lojas de sua concessionária tem acesso ao mesmo banco de dados. Devido à pesquisa do desenvolvimento, você encontrará nos cadastros as informações necessárias para atender todas as necessidades de cada setor.
Como é integrado a diferentes ferramentas, você encontra no mesmo Syonet CRM todos os dados para avaliar o desempenho de sua concessionária. Número de vendas, desempenho online, desempenho de cada vendedor, do atendimento. Tudo está registrado, o que facilita na hora de fazer uma avaliação.
No final, usar uma planilha para administrar a gestão de leads de sua concessionária é perder oportunidades. Existem ferramentas que fazem esse trabalho de maneira muito melhor e mais correta. É preciso atualizar seu negócio, porque seus concorrentes vão fazer o mesmo.