A necessidade de uma concessionária se comunicar com o público é bem conhecida para aqueles que acompanham esse blog. O aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, da empresa Meta, é o mais usado no Brasil e no mundo. A questão que trazemos hoje é a necessidade de que o seu negócio tenha apenas um número, apenas um perfil.
Isso é só um ponto importante no que falamos. Resumindo, sua concessionária precisa ter controle total sobre o que acontece em todas as interações com as pessoas. Precisa ter tudo integrado em um banco de dados unificado, para integrar todo o processo de venda e pós-venda. E o WhatsApp é fundamental para isso!
Quando falamos sobre WhatsApp, falamos sobre um aplicativo que é usado por quase todo mundo no Brasil. Mais do que isso, o Onion Box afirma que 97% dos brasileiros acessam o aplicativo uma vez por dia, 61% abrem várias vezes durante o dia. Falando em vendas, o mesmo estudo indica que 75% dos consumidores entram em contato com marcas pelo menos uma vez por dia. E um outro estudo, publicado pela Tuvis (aqui publicado na Valor) afirma que uma empresa pode aumentar suas vendas em 27% se usar o aplicativo.
Ok, o WhatsApp é um importante canal de vendas. Mas isso também vale para o mercado automotivo? Não esqueça que a maioria das jornadas de compra começam no online, de acordo com o Google. As pessoas estão começando sua jornada de compra automotiva pelo celular, sua concessionária precisa estar ali.
O que sua concessionária vai fazer sobre isso?
Existem alguns motivos para sua concessionária se preocupar em ter um WhatsApp próprio, com um número único. Eles são:
Por que um número só na concessionária? Porque você não deixa o vendedor com cada cliente que ele atende. Um único número centraliza o seu atendimento no seu negócio, não em uma só pessoa. Qualquer vendedor consegue atender, inclusive trocando o atendente se necessário. A conversa tem que ser centralizada em sua concessionária, não em uma pessoa.
Centralizando sua conversa, sua concessionária terá o controle sobre ela. Porque se o seu negócio é sobre vendas e pós-venda, deixar que cada vendedor tenha uma carteira de clientes será um problema em seguida. Existe o risco de, ao trocar de emprego, ele leve esse cliente para os seus concorrentes. Com o controle da conversa, o lead é do seu negócio, não do vendedor.
Outro benefício da centralização da conversa em um único número é o fato de que essa conversa pode ser integrada com o CRM de maneira automática. Ao invés do vendedor precisar fazer o cadastro completo do cliente depois da conversa, é possível que, com o WhatsApp integrado ao CRM, você elimine esse trabalho burocrático.
Um WhatsApp unificado pode permitir que sua concessionária use fluxos de automação nesse canal. Também permite o uso de inteligência artificial, aumentando sua velocidade de atendimento para aumentar suas chances de fechar negócio. Uma ferramenta completa permitiria isso. Qual será ela?
A Syonet é uma empresa com mais de vinte anos no mercado automotivo, cujo trabalho é desenvolver soluções para esse segmento. E uma dessas soluções é o WhatsApp Syonet, uma API que integra o WhatsApp com o Syonet CRM, oferecendo a sua concessionária a capacidade de usar um número único (e fixo) como contato, e atender a diversas pessoas ao mesmo tempo. Tudo centralizado na API, com todas as informações indo direto para o CRM.
E esse é apenas um dos benefícios da solução. O uso de automações e disparos automáticos acaba sendo mais um diferencial, tornando o atendimento mais rápido e efetivo. Com isso sua concessionária poderá usar o WhatsApp como uma importante ferramenta de comunicação, melhorando seu atendimento e permitindo uma melhora de suas taxas de conversão.