O conceito de higienizar sua base de clientes pode parecer estranho. Afinal, se um dos principais objetivos, no marketing digital, é conseguir o contato com o cliente — tornando-o um lead — simplesmente “jogar esse contato fora” não parece ter sentido. Mas é por ser marketing digital moderno que é preciso diferenciar quais são os contatos que são úteis para você e sua concessionária, e quais não são.
O que é base de clientes?
Em primeiro lugar, precisamos entender o que é a sua base de clientes. Eles são os contatos que demonstraram interesse em sua concessionária, independente de ser compra de veículos, de peça ou serviço de manutenção. E eles deixaram uma forma de contato com sua empresa, para negócios futuros.
São esses contatos que fazem sua base de clientes. O seu contato, muitas vezes na forma de e-mail, será nutrido através de campanhas de e-mail marketing e outras. Tudo de acordo com a jornada de compra e a sua gestão de leads.
Mas e por que higienizar essa base?
Em primeiro lugar, nem todo contato vira uma negociação. Por diversos motivos, às vezes a venda só empaca. O cliente muda de ideia, compra em outro lugar ou outro motivo. Ele só não vai até o final da negociação. Isso não quer dizer que esse contato precisa ser excluído, pois ele pode participar de outra negociação.
Muitas vezes elas trocam de empresa, ou trocam de e-mail. Com isso, você começa a mandar mensagem para endereços inexistentes. E isso é um problema muito sério.
Sempre que seu servidor manda uma mensagem para um endereço que não existe, isso afeta a reputação dele. Caso sua reputação comece a cair, é possível que suas mensagens sejam enviadas direto para a caixa de spam de usuários ainda ativos. Ou seja, menos pessoas abrindo suas mensagens, mais oportunidades perdidas.
O principal objetivo da limpeza da base de contatos será sempre melhorar a entregabilidade de suas campanhas de e-mail ou SMS/Whatsapp. Dentro dessa finalidade, existem diversas outras vantagens, como:
Redução de custos com e-mail marketing e aumento de ROI
Muitas ferramentas de disparo de e-mails cobram com base no tamanho da lista de contatos. Sua empresa pagará mais para enviar e-mails para 50 mil pessoas do que para 5 mil, por exemplo. É por isso que faz sentido limpar a sua lista para economizar no investimento, pois você não pagará mais ao enviar mensagens a pessoas que não se envolvem com o que sua empresa tem a dizer, ou mesmo que nem recebem o e-mail. Consequentemente, o aumento do ROI também acontece, pois você terá mais visualizações e cliques.
Aumento das taxas de abertura e cliques de suas campanhas de email e SMS marketing
Você manterá em sua lista de contatos apenas aqueles que realmente têm um interesse em seus conteúdos e talvez em seus produtos e serviços. Caso ainda não pensem em fechar negócio, você pelo menos demonstrou ter alguma entrega que desperte interesse e pode, dessa forma, também informá-los gradualmente sobre os benefícios de seus produtos, resultando na compra efetivamente e diminuindo a taxa de descadastros.
Redução nas reclamações de spam
Nenhuma empresa quer que seus e-mail enviados sejam considerados spam, nem por usuários, nem por provedores. Pois caso seu endereço de e-mail caia nesse tipo de filtro, e você se torne indesejável nas caixas de entrada de futuros clientes, reclamações de spam são algo difícil de reverter. É muito mais fácil evitar que isso ocorra e a higienização da base é a melhor maneira, junto com estratégias de frequência de envio.
Como higienizar minha base de clientes?
Portanto, é importante higienizar sua base de clientes periodicamente, para garantir que você envie mensagens apenas para contatos que estejam aptos para receber. Isso protege sua reputação e garante uma boa taxa de e-mails entregues e abertos.
Conheça os sintomas que você deve cuidar:
Hard bounce
É um endereço que não existe, basicamente. Ele pode ter sido apagado, seja pelo usuário, seja pela empresa. Pode ter acontecido um erro de digitação, ou a pessoa, por algum motivo, deu um e-mail falso. Não importa a causa, esse contato precisa ser removido, pois são os mais danosos para sua reputação.
Soft bounce
Em caso de soft bounce, a mensagem não conseguiu ser entregue, apesar do e-mail existir. As causas são variadas, pode ser caixa de mensagens cheia, pode ser serviço indisponível ou outro. Não é um caso para remover o contato, exceto se o problema persistir.
Reclamação de usuário ou caixa de spam
Pode acontecer também do próprio usuário, sem querer mais receber seu material, o coloque na caixa de spam, ou reclame e peça sua remoção da lista de envios. Não insista, remova-o de uma vez. Você não quer ficar na caixa de spam, isso é péssimo para sua reputação.
Não compre listas de endereços
Foi uma prática, nos primórdios da internet, comprar longas listas de endereço, com diversos e-mails, sem saber a procedência. Isso vai contra todas as recomendações atuais. Enviar e-mail marketing para listas é pedir para perder toda sua reputação com os servidores.
Conheça o Guardian, o validador de emails e celular
Com o validador de contatos Guardian, do CRM automotivo mais usado no Brasil, é simples e rápido de você higienizar e organizar sua base de contatos de forma segura e garantida.
Precisa de mais eficiência na hora de ativar sua base de contatos? Um dos bens mais preciosos de uma empresa é a sua base de contatos, seja ela formada por e-mails ou úmeros de celulares, e é extremamente importante que ambas estejam higienizadas. Entenda como o Guardian ajuda a mantê-la efetiva.
Conheça o Mailtop
Nós, da Syonet, indicamos o Mailtop como ferramenta de disparos de e-mails. O Mailtop é voltado para o mercado automotivo, e possui diversas possibilidades de personalização, seja de seu template, seja das imagens. Com ele vai ser possível segmentar seus e-mails, para atingir apenas aqueles contatos que devem receber seu conteúdo, ainda mais depois de integrado com o Syonet CRM.
Você entendeu a importância da higienização da sua base de clientes? Ela garante sua reputação no servidor, e também que suas taxas de entregues e abertos se mantenha saudável. Hoje o trabalho de e-mail marketing não envolve mais mandar e-mail para todos, e sim mandar apenas para aqueles que devem e têm interesse em receber.