Quem trabalha com e-mail marketing sabe da preocupação constante que é: meus e-mails vão ser entregues a todos? Eu vou cair na caixa de spam? Se você não está acompanhando com preocupação o seu índice de entregabilidade, tem alguma coisa errada com sua estratégia de e-mail marketing.
Para garantir que todos recebam seus envios, é preciso fazer um trabalho cuidadoso. Analisar indicadores, verificar se os seus contatos estão todos corretos. Pode parecer bobagem, mas se suas entregas começarem a cair, demorará bastante tempo para sua concessionária se recuperar.
Problemas nos envios vão acabar com sua reputação. O problema com seus e-mails não serem entregues é que isso acaba danificando sua reputação. Se os envios estão sinalizando bounce (tanto soft quanto hard), ou spam, os servidores vão começar a considerar que você ão é um cliente relevante.
Isso vai fazer com que menos envios sejam entregues. Um efeito cascata que vai afetar todas suas campanhas de e-mail marketing. E não adianta fazer o melhor e-mail possível, com um excelente template, se os seus contatos não estão recebendo. Por isso, a entregabilidade é algo que precisa ser uma preocupação recorrente.
Confira aqui três dicas para melhorar sua entregabilidade.
Faça seus envios para quem quer receber! Por muito tempo existiu uma prática, bastante difundida no marketing digital, de comprar enormes listas de mailing, com contatos mais variados. Com isso você recebia um número bem alto de contatos, com o objetivo, enviando para um grande úmero de pessoas, alguém iria ser impactado.
Essa prática é contrária ao que se prega hoje no marketing digital moderno. O objetivo é sempre enviar para quem tem interesse em seus envios, não para pessoas aleatórias. Suas métricas precisam ter valores altos, até para garantir uma boa entregabilidade. Então não compre listas.
Pessoas mudam seus endereços. Não basta só não comprar listas, é preciso também manter sua base “viva”. Para isso, é preciso fazer higienizações periódicas, para garantir que não está disparando para endereços que não existem mais. Porque sim, bounces também são um fator considerado para reduzir sua relevância.
Procure os endereços que estão dando bounce. Procure aqueles contatos que mesmo não recebendo não estão mais interagindo, depois de muito tempo. Enviar para menos contatos, mas com resultados melhores, é mais positivo do que enviar para um leque muito grande de pessoas que não vão nem abrir seus e-mails.
Para melhorar seus índices de abertura, bem como garantir uma boa entregabilidade, o melhor é segmentar sua base e fazer disparos bem segmentados. Quanto mais o envio for direcionado para o contato, maiores as chances dele abrir.
Em se tratando de entregabilidade, você precisa provar para o servidor que as pessoas querem receber seu material. Para isso, elas precisam abrir seus e-mails. Quanto melhores forem suas campanhas, melhores os resultados e mais gente vai receber.
Para garantir seus envios, é preciso ter uma ferramenta de disparos de e-mails completa, com dashboards e servidores de qualidade. O Mailtop tem tudo isso. É uma plataforma de marketing digital que pode ser usada para fazer envios.
Especializada no mercado automotivo e integrado com o Syonet CRM, o Mailtop é uma importante ferramenta para sua concessionária.