Sabemos que estar presente no mundo digital se torna cada dia mais importante para qualquer negócio, de qualquer segmento. Não é diferente quando falamos do mercado automotivo. Seu site precisa ser capaz de atrair e engajar seus visitantes. Precisa ter um design capaz de converter essas pessoas em oportunidades.
O pensamento de que o famoso sobrinho pode fazer o site da sua concessionária já está inteiramente ultrapassado. Se a grande maioria das jornadas de compra automotivas começa no online, entregar uma página que esteja abaixo do nível esperado é perder dinheiro. As próprias montadoras já desenvolveram padrões de exigência altos para como precisam ser as páginas.
Quando falamos em converter, é preciso que o requisito de seu site seja um nível de performance mínimo. O que isso significa? Que ele tenha velocidade e desempenho, que ele abra com velocidade e as pessoas consigam interagir com ele. Por quê? De acordo com pesquisa da Forbes, “47% dos usuários não vão esperar mais de dois segundos para ele carregar”. O usuário clicou e seu site não abriu na hora? Desculpe, mas você já perdeu essa possível venda.
Outro estudo muito relevante nesse aspecto é um da Portent, que afirma que um site que carrega em um segundo tem uma taxa de conversão cinco vezes maior que um que leva dez segundos. Velocidade de carregamento precisa ser uma obsessão, se você trabalha com internet.
Ok, vamos admitir que o problema inicial, que é a velocidade, já foi resolvido. O que você precisa agora é de um design que seja focado em conversões, em tornar os visitantes leads. Mas ainda assim, não está criando uma landing page, e sim uma página completa para a sua concessionária.
Uma máxima no design é que “menos é mais”. Isso é muito verdade quando falamos de experiência do usuário. A mesma pesquisa que citamos anteriormente da Forbes afirma que “61% dos usuários vão sair de sua página se não encontrarem o que estão buscando em menos de cinco segundos”.
Seguindo essa lógica: quanto mais elementos você colocar na sua página, mais o usuário pode ficar confuso e só desistir. Afinal, ele não vai ter paciência para procurar qual é o botão correto para conversar com você. Talvez ele só se frustre e procure a informação, ou o contato, em outro lugar.
Indo ao encontro do que falamos sobre “menos é mais”, isso precisa também se refletir em seus botões e CTAs. Outro dado muito relevante vem de uma matéria da Hostinger sobre LPs: landing pages menores e com CTAs claras tem uma performance 13,5% superior àquelas mais longas. Ou seja: você precisa, na hora de desenvolver seu site, pensar bem onde vai colocar seus CTAs.
Mesmo falando de páginas que não são LPs, é preciso que você tenha cuidado onde vão os botões. A usabilidade precisa ficar acima de tudo, se não o usuário não vai conseguir encontrar o que busca e vai para outra página.
Outro importante fator para tornar o site de sua concessionária mais capaz de converter é a disponibilização de diferentes canais de comunicação para os usuários. Um dos exemplos é o click to call, para permitir a ligação telefônica através do site. O uso de bots, com robôs presentes, ou de um botão para WhatsApp, também são importantes para facilitar essa comunicação.
Usar robôs para automação para melhorar sua comunicação é um passo importante para tornar seu atendimento mais veloz e seu site mais efetivo.
A Syonet é uma empresa com mais de vinte anos no mercado automotivo, e cuja missão é desenvolver ferramentas para ajudar no trabalho das concessionárias em vender e fidelizar. Não é diferente quando falamos sobre o desenvolvimento de sites.
Seguindo as diretrizes de cada montadora e pensados com a performance como referência, os sites da Syonet são opções velozes e integradas com o CRM. Ou seja, tudo que acontece em seu site chega automaticamente no seu CRM. Um atendimento ainda mais veloz para o seu negócio!