A caixa de spam é o pesadelo de todos os que trabalham com e-mail marketing. Ela reduz a entregabilidade, faz com que seus envios percam relevância e, no final, vai prejudicar seu trabalho de nutrição. Exige um trabalho constante e respeito com boas práticas para que sua concessionária evite cair no spam.
Porque, como sempre falamos, e-mail marketing exige uma estratégia, alguém pensando os próximos passos e quais serão suas execuções. Entre essas estratégias, é preciso trabalhar para fugir do spam.
Quem trabalha com marketing digital, e especialmente e-mail marketing, sabe que seu negócio não pode se dar ao luxo de cair em uma caixa de spam. Isso afeta profundamente sua relevância para os servidores, sinalizando que não, seus envios não são interessantes.
O problema é que cair em uma caixa de spam aumenta suas chances de cair em outras caixas. Os seus clientes podem nem ver os seus envios. E isso é um efeito cascata. Menos pessoas começam a receber, não abrem, o que faz com que menos envios sejam entregues corretamente. Se sua concessionária não agir rápido, o estrago pode ser irreversível.
Confira então cinco dicas para não cair na caixa de spam.
Não envie seu conteúdo para qualquer um! O primeiro passo para proteger sua entregabilidade e não cair na caixa de spam é evitar entregar para contatos que não demonstraram interesse em seu material. Higienize sua base de dados, evite enviar para pessoas que retornam com bounce, ou que não entraram em contato com você depois de muito tempo.
Envie para os cadastrados. Enquanto antes era comum comprar listas, hoje o objetivo de uma estratégia de e-mail marketing é tentar enviar apenas para pessoas que se cadastraram. Então estimule a interação. Quanto mais as pessoas abrirem e clicarem nos seus envios, mais a sua reputação aumenta.
A porta de saída precisa estar visível. Uma boa prática no envio de e-mails marketing, hoje, é sempre manter o botão de descadastro visível. Enquanto você obviamente não quer que as pessoas descadastrem, é preciso aceitar isso, porque é melhor o usuário descadastrar do que ele enviar suas mensagens para spam.
Imagens são perigosas no e-mail marketing. É preciso ter muito cuidado quando trabalhar com imagens em seus envios. Muitas vezes elas não são entregues, ou não é possível visualizá-las, atrapalhando o seu template. Use imagens com moderação, para evitar que seu conteúdo fique quebrado. E sim, mensagens com muitas imagens são vistas como “menos relevantes” pelos servidores.
Como as ferramentas de e-mail marketing oferecem dashboards completos, é seu papel usar essas informações para melhorar os seus envios. Monitore os descadastros, os números de bounces e os spams, para saber se o seu conteúdo está no caminho certo ou não.
Para garantir que seus envios estejam corretos, sua concessionária precisa de uma ferramenta especializada no mercado automotivo, integrada ao CRM e capaz de fazer envios automatizados conforme a necessidade. E essa ferramenta é o Mailtop.
O Mailtop é uma plataforma de marketing digital que pode também fazer disparos de e-mail marketing. Ela é integrada com o Syonet CRM, alimentando a base de contatos de sua concessionária com os envios disponíveis, inclusive com envios automáticos. Tudo para melhorar sua nutrição de leads.