6 Benefícios de higienizar sua base de contatos

Tempo de leitura: 6 min.

Higienize sua base de contatos para melhorar a entregabilidade, reduzir custos e aumentar taxas de abertura e cliques em suas campanhas de e-mail marketing

O que significa para a sua empresa receber um não de um lead? Se você respondeu que ele não tem perfil para comprar o seu produto, pense duas vezes: nem sempre isso é verdade. Muitas vezes, mesmo que ele não queira adquirir o produto ou serviço naquele momento, ele pode ainda ter o perfil ideal, apenas não está pronto para a compra. 

É nesse momento que a marca deve começar a nutrir esse lead com conteúdos e argumentos que expliquem por que ele precisa do seu produto e por que a sua marca é a mais qualificada para entregar. Além disso, especificamente no setor automotivo, existem ações de pós-venda que precisam ser realizadas poucos dias após o fechamento do negócio, para que a concessionária não seja penalizada pela montadora. Mais um motivo para manter. Mas como fazer isso de forma efetiva?

Aqui entra a BASE DE CONTATOS.

O que é base de contatos? 

A base de contatos de sua empresa nada mais é do que todos os contatos que já demonstraram algum interesse em seus serviços, produtos ou mesmo conteúdos e que cederam formas de contato posterior como e-mail ou telefone.

Ela começa a ser formada a partir dos conteúdos relevantes que abordam os problemas do seu público, que se interessará pelo material e, eventualmente, se você tiver desenhado uma boa estratégia de marketing, pelo seu produto. 

É assim que você começa a montar a sua base de contatos, o que é realmente apenas o primeiro passo nessa jornada. 

Lembre-se que comprar uma base de e-mails nunca é uma boa opção, justamente porque causa o efeito contrário que queremos ao higienizar a base de contatos. Veja alguns motivos para não comprar sua lista, mas sim, construí-la:

Exatamente os problemas que queremos evitar ao manter nossa base de contatos limpa e qualificada. Uma das principais maneiras para qualificar suas listas é consolidá-las através de um bom relacionamento. É para esse objetivo que você utilizará esses contatos. Afinal, só ter conseguido o contato não significa que a venda está garantida. Agora, é preciso aumentar esse primeiro interesse do público a ponto de ele efetuar a compra e fechar o negócio. 

E lembre-se: aqui, a máxima da qualidade ser melhor do que quantidade é verdadeira! 

Existem diferentes maneiras de consolidar esse relacionamento e alimentar esses leads, mas o principal deles é através de campanhas de e-mail marketing. Através dos endereços de e-mail, é possível enviar conteúdos relevantes e cada vez mais aprofundados, trazendo-os para perto da solução de seu negócio de forma gradual.

O que significa higienizar a base de contatos? 

Para que as suas estratégias de conversão de novos leads, nutrição e transformação dos mesmos em oportunidades, e ainda em clientes recorrentes, sejam eficazes, é preciso um canal de comunicação para entregar suas mensagens ao público certo. É por isso que a base de contatos é um dos bens mais preciosos de qualquer profissional de marketing. 

Ao adotar estratégias de higienização da base, ou seja, formas e técnicas específicas para deixar a base limpa e sem ruídos, você estará adicionando mais uma garantia às suas estratégias de e-mail marketing. 

Com o tempo, toda lista de e-mails ou telefones passa por um processo de depreciação, pois as pessoas trocam de emprego e, portanto, também trocam seus endereços de e-mail. Ou mesmo trocam o provedor do serviço. Não há como evitar esse processo. Porém, é preciso estar atento para quando ele acontecer, já que os serviços de internet combatem fortemente o envio de spams. 

Se a sua empresa enviar e-mails para muitos contatos inexistentes, suas mensagens serão encaradas como um sinal de que as listas usadas não têm qualidade e o servidor de envio fica mal visto, trancando suas mensagens nos filtros antispam, mesmo quando o conteúdo for relevante e o destinatário quiser recebê-lo. O que nos leva ao principal motivo para uma higienização.

A principal indicação é que o banco de dados de sua empresa seja limpo a cada 3 meses, removendo contatos que não tenham interagido com a sua marca nesse tempo ou aqueles que se descadastraram de sua lista. Isso pode ser feito manualmente ou automaticamente, através de softwares específicos. 

Um exemplo é o nosso validador de contatos: o Guardian. Ele valida úmeros de celular de maneira online, direto na base da ANATEL e em relação a erros de digitação, por exemplo. Além disso, confirma outros dados na base do DMS e na base de e-mail. Saiba mais aqui.

6 Benefícios de uma base limpa

O principal objetivo da limpeza da base de contatos será sempre melhorar a entregabilidade de suas campanhas de e-mail ou SMS/Whatsapp. Dentro dessa finalidade, existem diversas outras vantagens, como: 

Vamos comentar um pouco sobre algumas das vantagens acima. 

→ Redução de custos com e-mail marketing e aumento de ROI

Muitas ferramentas de disparo de e-mails cobram com base no tamanho da lista de contatos. Sua empresa pagará mais para enviar e-mails para 50 mil pessoas do que para 5 mil, por exemplo. É por isso que faz sentido limpar a sua lista para economizar no investimento, pois você não pagará mais ao enviar mensagens a pessoas que não se envolvem com o que sua empresa tem a dizer, ou mesmo que nem recebem o e-mail. Consequentemente, o aumento do ROI também acontece, pois você terá mais visualizações e cliques.

→ Aumento das taxas de abertura e cliques

Você manterá em sua lista de contatos apenas aqueles que realmente têm um interesse em seus conteúdos e talvez em seus produtos e serviços. Caso ainda não pensem em fechar negócio, você pelo menos demonstrou ter alguma entrega que desperte interesse e pode, dessa forma, também informá-los gradualmente sobre os benefícios de seus produtos, resultando na compra efetivamente e diminuindo a taxa de descadastros.  

Ou seja, se combinada com outras boas práticas de envio, o pente fino de quais endereços ficarão na sua lista de envio pode definir se uma campanha terá sucesso ou não. Quanto menos e-mails errados houver no total de seu banco de dados, maior será a taxa de abertura, aumentando também a sua média. 

→ Redução nas reclamações de spam

Obviamente, nenhuma empresa quer que seus e-mail enviados sejam considerados spam, nem por usuários, nem por provedores. Pois caso seu endereço de e-mail caia nesse tipo de filtro, e você se torne indesejável nas caixas de entrada de futuros clientes, reclamações de spam são algo difícil de reverter. É muito mais fácil evitar que isso ocorra e a higienização da base é a melhor maneira, junto com estratégias de frequência de envio. 

Assim, você garante que suas campanhas cheguem ao lugar certo para elas: a caixa de entrada de seus leads, passando bem longe da caixa de spam. Além de manter uma boa reputação com os provedores e passar bem longe dos filtros antispam! 

Gostou das nossas dicas sobre higienização de e-mails, mas ão faz ideia de por onde começar a fazer uma? Não se preocupe! A Syonet pensou nisso por você. 

O recurso é totalmente integrado ao Syonet CRM, e automatiza a varredura da base do DMS para confirmar as informações armazenadas e os contatos da base de e-mails. Além disso, também serve para confirmar on-line todo úmero de telefone celular cadastrado em sua base, evitando também erros de digitação. 

Conheça o Mailtop, nossa ferramenta de marketing digital focada em envio de e-mail marketing. Como ele é integrado ao Syonet CRM, você pode compartilhar suas informações para uma melhor segmentação. Clique no link e saiba mais!

Agende uma demonstração

Conheça a experiência de ter a mais completa solução automotiva através de uma apresentação guiada.